EXERCÍCIO TÉCNICO

Exercício Arcanjo conclui preparo de Tropa de Infantaria para Missões de Paz

A atividade foi integrada por 44 militares dos Grupos de Segurança e Defesa de Manaus e de Belém
Publicada em: 11/07/2023 16:33
Imprimir
Fonte: COMPREP, por Tenente Bontempo
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de preparar a Tropa de Infantaria da Aeronáutica para eventuais desdobramentos em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o Exercício Técnico Arcanjo, que teve início em maio, chegou ao fim no dia 29/06. A instrução foi conduzida por meio do Estágio de Preparo de Tropa de Infantaria para Missão de Paz (EPTIMP) em Manaus (AM).

O Exercício possibilitou o adestramento de Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) empregados pela Tropa da Infantaria da Aeronáutica, tais como: Atendimento Pré-Hospitalar (APH); Tático; Posto de Segurança Estático; Posto de Bloqueio e Controle de Vias; Escolta Motorizada; Abordagem e Revista Pessoal e Veicular; Policiamento Ostensivo; Operações de Controle de Distúrbios e Defesa Pessoal.

Segundo o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (SPOT/COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, a Força Aérea Brasileira (FAB) busca manter o preparo e o adestramento da tropa para o cumprimento desse tipo de missão. “O Brasil tem uma tradição e experiência na participação em missões de paz pelo mundo e a estratégia nacional de defesa deixa bem claras as responsabilidades das Forças Armadas na manutenção desta capacidade operacional. O EXTEC Arcanjo encerra o desenvolvimento e o aprimoramento para a proteção de meios aéreos desdobrados e defesa de unidades em Missões de Paz, consolidando os conhecimentos, habilidades e atitudes dos militares participantes”, pontuou o Oficial-General.

Durante o Exercício, a Tropa de Infantaria da Aeronáutica em preparo participou, ainda, de treinamento com as aeronaves C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) – Esquadrão Arara; e H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia. Na oportunidade, os militares foram adestrados em técnicas de embarque, de desembarque e de proteção das aeronaves; adquiriram conhecimentos sobre o Manual de Unidade Aérea Militar da ONU e sobre as principais ameaças enfrentadas pelas aeronaves desdobradas em territórios hostis; bem como contribuíram para o aprimoramento de técnicas, táticas e procedimentos empregados na neutralização de eventuais ameaças.

O Exercício Prático Final inseriu os militares em cenário sob contexto de Missão de Paz, sendo necessário empregar os conhecimentos adquiridos para solucionar os problemas simulados. Na ocasião, coube aos Comandantes de Fração de Tropa o planejamento de segurança de Base de Apoio Temporária, avançando por condução de patrulhamento a pé; busca por artefatos explosivos, escolta de pessoal e suprimento e apoio de assistências humanitárias para mulheres e crianças – todas as ações com o intuito de manter o ambiente seguro e estável, bem como de proteger os civis da localidade fictícia.

O EXTEC Arcanjo foi integrado por 44 militares dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) de Manaus e de Belém, e se destinou à manutenção do preparo de Pelotão de Infantaria relacionado à composição de Batalhão Brasileiro Conjunto à Proteção de Meios Aéreos ofertados para missão de paz.

Fotos: SPOT / COMPREP